Vamos Varejar?

Esse é um espaço para discutirmos e conhecermos um pouco mais sobre as práticas de marketing no varejo. Vamos organizar idéias, discutir tendências, conhecer pessoas e novas oportunidades.

O varejo é um mercado bastante específico e que merecia um espaço como esse. Aqui, sabemos a importância dos gerenciamentos a longo prazo e das teorias acadêmicas que norteiam nossas idéias, mas acima de tudo daremos foco às ações de resultados mais imediatos, aos números absolutos, vendas e planos de ação de curto prazo a partir de questões que estarão no seu dia a dia.



segunda-feira, 21 de junho de 2010

Você conhece o Shopper?


De alguns anos pra cá o Varejo precisou se profissionalizar bastante. Surgiu então um novo personagem a ser estudado: o Shopper. Percebemos que o consumidor geralmente se comporta diferente e de maneira única no momento da compra, portanto devia ser estudado isoladamente neste período.
Prazer, você acaba de conhecer o ser mais importante da sua vida profissional. Pois bem, esse indivíduo circula nos supermercados, observa as gôndolas, os produtos, os serviços, o atendimento e exerce decisão de compra. Ele movimenta a economia e faz o giro acontecer. Que assim seja feita a vossa vontade então.
Até uma nova ferramenta foi desenvolvida dentro do marketing moderno: o “Shopper Marketing”. Trata-se da união dos estudos de marketing com as teorias sobre o comportamento do consumidor no momento da compra. Trocando em miúdos: trata-se da análise de toda movimentação do consumidor durante o processo de compra: em que direção é esse fluxo, quais as áreas mais interessantes, direção do olhar, luminosidade, etc., tudo isso baseado em dados de pesquisas realizadas.
Pensando nisso podemos observar um movimento: as grandes redes têm se especializado em montar pequenas lojas dentro de um mesmo espaço. São estrategicamente localizadas e ambientadas para agradar aos grupos diferentes que freqüentam um mesmo mercado. As lojas hoje em dia são pontos de relacionamento e não mais venda somente.
A partir desses estudos podemos concluir que o mais importante é estabelecer a melhor e mais provável conexão entre consumidor e produto no ponto de venda. Nunca se perdendo da linha estratégica estabelecida para o item. Ou seja, o giro de seu produto começa numa bela campanha de publicidade, mas se concretiza mesmo no momento exato que o público que assistiu a vinheta entra no mercado, caminha entre os corredores, acessa a gôndola e leva ou não o seu produto. Pense nisso! Voltaremos nesse assunto!

Voltando ao trabalho

Pessoal, fiquei sem computador: pifou! E como estamos todos dependentes desta ferramenta, pára quase tudo. Desculpem o sumiço! Mas ok , consertaram o rapaz pra mim e estou de volta.

quarta-feira, 2 de junho de 2010

Decoração X Sazonalidade

Pesssoal,
é só um comentário rápido: não esqueçam de aproveitar estas datas comemorativas que temos por aí. Podem gerar projetos visuais de merchandising interessantes para os estabelecimetos. Chamam a atenção do cliente e podem garantir vendas. Temos copa do Mundo, Festas juninas e Dia dos namorados. Abusem da criatividade, sem deixar o conceito original do seu ambiente ou mesmo da marca de lado. Optem pelo simples, mas que seja bem aplicado. Basta andar pelas lojas nos shoppings ou mesmo nas ruas que você terá grandes idéias!! Boas vendas!