Vamos Varejar?

Esse é um espaço para discutirmos e conhecermos um pouco mais sobre as práticas de marketing no varejo. Vamos organizar idéias, discutir tendências, conhecer pessoas e novas oportunidades.

O varejo é um mercado bastante específico e que merecia um espaço como esse. Aqui, sabemos a importância dos gerenciamentos a longo prazo e das teorias acadêmicas que norteiam nossas idéias, mas acima de tudo daremos foco às ações de resultados mais imediatos, aos números absolutos, vendas e planos de ação de curto prazo a partir de questões que estarão no seu dia a dia.



terça-feira, 18 de maio de 2010

Prepare-se para ser um profissional de Marketing


Antes de falarmos exatamente sobre ações de marketing de varejo, precisamos entender qual o papel deste tipo de profissional nas instituições. Que tipo de perfil elas esperam de nós. E assim, estarmos preparados para atuar de forma eficaz nas empresas.
A função de um executivo de marketing é transformar idéias em ações sempre. Para isso podemos dividir nosso exercício em quatro fases essenciais: Sonho, Planejamento, Plano e Ação
As quatro fases são igualmente importantes
• Sonho: É a idéia, a visão, uma percepção do futuro.
• Planejamento: É o Processo de raciocínio e envolve a aquisição de informações.
• Plano: É a parte escrita e calculada do raciocínio e inclui também a comunicação oral.
• Ação: É a fase concreta e física.
E a pergunta que não quer calar: como ser eficiente em todos essas fases?
Pois bem, existem algumas dicas: leia bastante e atualize-se sempre: jornais online, rádios de notícias são excelentes para você saber um pouco de tudo que acontece no mundo. Busque conhecimentos múltiplos: conteúdo teórico e acadêmico são muito importantes, converse com profissionais do mercado, conheça cases positivos e negativos, leia também as revistas de celebridades, moda e costumes para saber o que anda na crista da onda, tenha uma visão crítica sobre os acontecimentos, busque senso estético apurado, visite exposições, ouça vários tipos de música. Seja pró-ativo e dinâmico. Busque divertir-se enquanto se prepara para o mercado. Exercite a criatividade da forma que mais você achar conveniente.
Mas não esqueça de tomar o seu chope ou o refrigerante no fim de semana, visitar um bom boteco ou a balada com os amigos, comer seu prato predileto, estar com a família, namorar, sorrir e acreditar em você. Só assim, você nunca deixará de ser feliz. Condição essencial para ter segurança no que você pensa e executa e ser “o” Profissional e não mais um no mercado. Boa sorte!

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