Vamos Varejar?

Esse é um espaço para discutirmos e conhecermos um pouco mais sobre as práticas de marketing no varejo. Vamos organizar idéias, discutir tendências, conhecer pessoas e novas oportunidades.

O varejo é um mercado bastante específico e que merecia um espaço como esse. Aqui, sabemos a importância dos gerenciamentos a longo prazo e das teorias acadêmicas que norteiam nossas idéias, mas acima de tudo daremos foco às ações de resultados mais imediatos, aos números absolutos, vendas e planos de ação de curto prazo a partir de questões que estarão no seu dia a dia.



segunda-feira, 21 de junho de 2010

Você conhece o Shopper?


De alguns anos pra cá o Varejo precisou se profissionalizar bastante. Surgiu então um novo personagem a ser estudado: o Shopper. Percebemos que o consumidor geralmente se comporta diferente e de maneira única no momento da compra, portanto devia ser estudado isoladamente neste período.
Prazer, você acaba de conhecer o ser mais importante da sua vida profissional. Pois bem, esse indivíduo circula nos supermercados, observa as gôndolas, os produtos, os serviços, o atendimento e exerce decisão de compra. Ele movimenta a economia e faz o giro acontecer. Que assim seja feita a vossa vontade então.
Até uma nova ferramenta foi desenvolvida dentro do marketing moderno: o “Shopper Marketing”. Trata-se da união dos estudos de marketing com as teorias sobre o comportamento do consumidor no momento da compra. Trocando em miúdos: trata-se da análise de toda movimentação do consumidor durante o processo de compra: em que direção é esse fluxo, quais as áreas mais interessantes, direção do olhar, luminosidade, etc., tudo isso baseado em dados de pesquisas realizadas.
Pensando nisso podemos observar um movimento: as grandes redes têm se especializado em montar pequenas lojas dentro de um mesmo espaço. São estrategicamente localizadas e ambientadas para agradar aos grupos diferentes que freqüentam um mesmo mercado. As lojas hoje em dia são pontos de relacionamento e não mais venda somente.
A partir desses estudos podemos concluir que o mais importante é estabelecer a melhor e mais provável conexão entre consumidor e produto no ponto de venda. Nunca se perdendo da linha estratégica estabelecida para o item. Ou seja, o giro de seu produto começa numa bela campanha de publicidade, mas se concretiza mesmo no momento exato que o público que assistiu a vinheta entra no mercado, caminha entre os corredores, acessa a gôndola e leva ou não o seu produto. Pense nisso! Voltaremos nesse assunto!

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