Vamos Varejar?

Esse é um espaço para discutirmos e conhecermos um pouco mais sobre as práticas de marketing no varejo. Vamos organizar idéias, discutir tendências, conhecer pessoas e novas oportunidades.

O varejo é um mercado bastante específico e que merecia um espaço como esse. Aqui, sabemos a importância dos gerenciamentos a longo prazo e das teorias acadêmicas que norteiam nossas idéias, mas acima de tudo daremos foco às ações de resultados mais imediatos, aos números absolutos, vendas e planos de ação de curto prazo a partir de questões que estarão no seu dia a dia.



segunda-feira, 31 de maio de 2010

Uma breve definição de Marketing de Varejo


Você deve estar se perguntando: como diferenciar o marketing de varejo das demais práticas de marketing do mercado?
Pois bem, de maneira bastante breve e simlplificada, podemos dizer que o marketing que é voltado para ações no segmento de varejo precisa estar diretamente relacionado com as táticas para se atingir os objetivos comerciais de uma empresa. Assim podemos concluir que marketing de Varejo está diretamente ligado a vendas e números.
O profissional responsável por desenvolver estas ações precisará estar bem próximo do ambiente do departamento comercial. Conhecer as lutas e as metas do mês, saber que a cada novo iniciar de mês você recomeçará o trabalho como se fosse tudo novo. As ações precisam ser simples de fácil realização. A execução no ponto de venda deve ser avaliadas de perto pelo profissional. Não deixe de visitar o mercado, é muito importante você saber ao certo o que acontece com seu produto no local onde acontece o giro (venda) e conhecer melhor o Shopper (vamos falar depois sobre esta figura).
Porém, o Branding, que cuida aqui do posicionamento da marca que o produto leva precisa também estar na sua lista de itens importantes. Esteja sempre alinhado com o Marketing institucional da empresa. Lembre-se que, em qualquer venda de seu produto há uma marca sendo construída. Por isso suas ações devem estar preocupadas com o resultado para a marca: se agrega valor ou não. Depois falaremos mais especificamente de alguns tipos de ações de trade marketing.

4 comentários:

  1. Difícil manter um Blog sobre um único tema, mesmo que ele seja extenso.
    Boa sorte!

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  2. Mas trata-se de um tema com muitas vertentes de assunto, como se fossem sub temas entende?! É muito rico e mercado tem carência deste tipo de conteúdo tão específico.mas valeu a dica!

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  3. acredito que para trabalhar bem no mercado de varejo seja necessário uma grande estratégia de posicionamento de marca, porque o cliente final do varejo é um cliente não muito fiel, que pode comprar outra marca, por diversos fatores como preço, posicionamento na gôndola, etc,então uma estratégia de posicionamento seria importante para a fidelização desse cliente.

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  4. Vinnie, antes de mais nada obrigado pelo comentário. Na verdade posicionamento de marca se faz importante sempre. Porém no que diz respeito a varejo é fundamental entender como funciona o consumidor no exato momento da compra. Assim você pode ganhar esse consumidor. Querendo falar mais sobre o assunto, me envie um email. Boa sorte!!

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